domingo, 11 de abril de 2010

Dalcídio Jurandir na aula?


Apesar de o título do post estar escrito Dalcídio Jurandir, um escritor que considero muito bom, na aula do dia 29 de março, da Wlad, não falamos dele, e sim de um assunto que eu já tinha estudado em Teoria do Texto Narrativo com o nome de Tempo Psicológico da Narrativa, com o Prof. Günther Pressler, que em teatro se chama NARRATIVAS ENVIESADAS.
Tudo porque em análise de Narrativas uma das primeiras coisas que temos a identificar é o tempo da narrativa (até com uma fórmula matemática aprendi a descobrir tempo da narrativa, se for necessário), e em Dalcídio há uma grande característica que é o TEMPO PSICOLÓGICO, conceito muito parecido com o de Narrativas Enviesadas, por isso minha rápida associação de ambos os termos.

Por que essa associação?

Porque o conceito de Narrativa Enviesada é amplo e muito utilizado nas diversas artes; vou enumerar algumas coisas que surgiram no decorrer da aula:
- Excesso; desprezo à privacidade;
- Transculturalidade: multiculturalismo, o outro, identidade, nacionalidade, excesso de imagens;
- Narrativas fragmentadas, indiretas;
- Percepção e recepção das palavras na construção de sentidos;
- Fundamentalmente usar a arte para gerar pensamento.

Então, com essas pontuações, tomei por parte um conceito conhecido de Goethe a "Weltliteratur", com sintonia entre terras e línguas e percepção da informação, que o próprio Goethe chamou de "Ser Coletivo", que acabei criando meu próprio conceito a respeito de Narrativas Enviesadas:

Narrativa Enviesada - também é criar significações para uma mesma coisa ou para algo já conhecido. Tem haver com a desconstrução ou a reconstrução de algo já conhecido.
Se apropriar de significados distintos e reformular idéias. (Patrick Pimenta)


Agora voltando a Dalcídio. As pessoas que conhecem suas narrativas, seus livros, (Coletania Extremo Norte), têm ou não haver com as obras dele toda essa discussão???

Nenhum comentário:

Postar um comentário